20 de out. de 2015

Paraná mostra ao país como vencer a crise, diz Cida Borghetti‏

A governadora em exercício Cida Borghetti disse nesta segunda-feira (19) que o Paraná está dando exemplo aos outros estados brasileiros de como superar a crise econômica nacional e retomar a capacidade de investimento. “Com as medidas tomadas para organizar o caixa estadual, o Paraná está dando resposta de como vencer a crise. Com isso, ano que vem teremos em caixa R$ 6,8 bilhões para infraestrutura”, disse no Instituto de Engenharia do Paraná.

Cida defendeu que recuperação dos investimentos só foi possível com o ajuste fiscal implantado pelo governo estadual no começo do ano, quando algumas medidas foram tomadas para redução de despesas e aumento de receitas. “Após um início de ano difícil, estamos nos organizando e colocando as contas em dia. Estaremos ainda antecipando o décimo-terceiro para o funcionalismo”, afirmou. No mês passado o governador Beto Richa anunciou a antecipação do décimo-terceiro salário para o dia 10 de dezembro.


Acompanhada de lideranças do setor produtivo e secretários de estado, Cida participou da palestra do consultor econômico Raul Velloso sobre os investimentos em infraestrutura. Velloso é economista e articulista dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo. Também falaram no evento os professores Gabriel Galípolo e Egon Bockmann Moreira.

Ela destacou a importância do tema e afirmou que atração de investimentos em infraestrutura é fundamental para retomada do crescimento econômico, principalmente em período de crises. “O Governo do Paraná entende que obras geram empregos e movimentam a economia garantindo competitividade”, disse.

Cida Borghetti citou como exemplo a realização de estudos e projetos visando a implantação do Trem Pé Vermelho, que ligará as regiões metropolitanas de Londrina, no Norte; e Maringá, no Noroeste do Estado. O trem de passageiros deve passar por 13 cidades das duas regiões. “Precisamos transformar Maringá e Londrina em um eixo metropolitano e o trem é uma peça extremamente importante neste processo”, ressaltou.

O presidente do instituto de engenharia, Nelson Luiz Gomes, defendeu os investimentos em infraestrutura como a única alternativa para o Brasil superar a crise econômica. Ele elogiou o orçamento do governo estadual que prevê investimento recorde para o próximo ano. “Esse é o caminho, investir constante e a longo prazo em infraestrutura. Essa medida traz aumento na produtividade e competitividade dos produtos brasileiros”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente