26 de mar de 2015

Prefeito, sargento da PM e empresários são investigados em nova operação do Gaeco

Fonte: Bonde

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou, nesta quinta-feira (26), a Operação Tentáculos, que investiga associação criminosa, fraudes a licitações e peculatos, nos municípios de Marechal Cândido Rondon e Maripá, no Oeste paranaense. Durante a operação, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo Criminal de Marechal Cândido Rondon, e dois mandados, expedidos pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná.

Dentre os investigados estão o prefeito de Maripá, Anderson Bento Maria (PPS), um sargento da Polícia Militar, um secretário municipal de Marechal Cândido Rondon e empresários. Em Marechal Cândido Rondon, os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na prefeitura, na Secretaria Municipal de Obras, no posto da Polícia Rodoviária Estadual, na casa de empresários e em empresas. Em Maripá, os mandados foram cumpridos na prefeitura e na casa do prefeito.

Além de apreender dinheiro, computadores e documentos, o Gaeco prendeu, em flagrante, três pessoas por porte ilegal de arma, no caso o prefeito de Maripá e dois funcionários de empresas. Anderson Bento Maria foi solto nesta tarde após pagar fiança.

As investigações, iniciadas pelo Gaeco de Cascavel há cerca de um ano, apontaram a existência de uma quadrilha envolvida em fraudes a licitações e irregularidades em contratos para prestação de serviços e obras de pavimentação poliédrica em Marechal Cândido Rondon e Maripá. Segundo o Gaeco, outros delitos também eram cometidos pelos envolvidos, tais como falsidade de documentos e desvios de materiais, em benefício de particulares e empresários.

O trabalho de apuração revelou que empresas venciam licitações fraudadas e não prestavam os serviços (ou os prestavam em parte), mas recebiam como se tivessem cumprido os contratos integralmente. Os documentos apreendidos permitirão estimar o montante do prejuízo causado aos cofres públicos dos dois municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente