15 de jun. de 2014

PR terá 80 ônibus para transporte de pacientes


O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, assinou terça-feira (11) o contrato para a compra de 80 ônibus adaptados para o transporte eletivo de pacientes. Os novos veículos formarão uma rede de transporte sanitário em todo o Estado, oferecendo melhores condições de deslocamento aos pacientes que precisam realizar consultas e exames fora de seus municípios de origem.

O Governo do Estado está investindo R$ 16,7 milhões na aquisição dos ônibus, que devem ser entregues pela empresa vencedora da licitação até o final de agosto deste ano. Os veículos são do modelo Volare Rodoviário, com 27 lugares, e serão equipados com ar-condicionado, refrigerador, bagageiro e elevador adaptado para acessibilidade de pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção.

"São ônibus modernos e com toda estrutura necessária para dar mais conforto aos usuários", explicou o secretário. Eles serão distribuídos aos consórcios intermunicipais de saúde, que poderão compartilhar os custos de combustível, manutenção e motorista com as prefeituras consorciadas.

Os ônibus serão exclusivos para a utilização na área da saúde e evitarão que municípios transportem seus pacientes de maneira inadequada. Segundo Caputo Neto, o transporte intermunicipal de pacientes é comum porque há especialidades que só estão disponíveis em grandes centros.

"Existem pessoas que têm que se deslocar entre cidades diariamente para fazer hemodiálise ou outro tipo de tratamento de maior complexidade. Por isso, estamos investindo para garantir que esse transporte seja o mais seguro possível", destacou.

Comente