25 de jun de 2014

Filme critica quem mente no Facebook para ser popular

-Ser Líder, é oferecer conteúdo de primeira. (National Noticias Nº1)
Um curta-metragem dirigido e escrito pelo diretor norueguês Shaun Higton, de 31 anos, ganhou popularidade no Facebook por justamente fazer uma crítica à rede e também a, digamos, um certo tipo de usuário. O filme What's on Your Mind? (no que você está pensando? - em português) conta a história de um personagem que mente sobre a sua vida para ganhar novos "curtir" em seus posts e transformar a sua rotina em algo mais glamouroso e perfeito — pelo menos para seus colegas. O vídeo foi publicado no YouTube e compartilhado no fórum Reddit e no site de humor 9GAG. O curta-metragem já foi visualizado mais de 1 milhão de vezes. Assista ao vídeo abaixo.
Segundo Higton, que vive em Oslo, na Noruega, a ideia do filme surgiu quando ele começou a reparar que as atualizações de seus amigos e dos amigos de seus amigos eram muito mais divertidas do que parecia ser a sua própria vida. "Logo pensei: não é possível que todo mundo tenha uma vida tão legal e a minha seja tão comum", contou o cineasta ao site de VEJA por e-mail. "De repente, veio-me à cabeça a ideia de um curta sobre alguém que mentia mais e mais no Facebook enquanto sua vida, na realidade, ia se tornando cada vez mais caótica", explicou o norueguês.
What's on Your Mind? foi produzido em um mês e meio e o protagonista foi interpretado pelo ator Espen Alknes. O filme foi finalista do American Pavilion Emerging Filmmakers, em Cannes, mas Higton prefere apostar no poder viral da rede do que em prêmios de cinema. "Esse é um filme para a internet", diz o diretor. A ótima canção da trilha sonora foi composta especialmente para o curta pelos músicos Johannes Ringen e James Craft.
Ainda que pessoas reais tenham inspirado Higton a produzir o filme, o cineasta afirma ter retratado no curta um personagem fictício. "Não acho que exista gente assim. Acredito, contudo, que há elementos na história do protagonista familiares para quem usa a rede social", explica. "Eu acredito que faz parte do ser humano apresentar-se ao mundo a partir de seu melhor ângulo na maioria das vezes. A mensagem do curta é que não devemos deixar que os "curtir" do Facebook definam a nossa auto-estima", diz o cineasta.
Embora seu curta-metragem faça uma crítica ao comportamento dos usuários da rede, Higton ressalta que possui uma conta no Facebook e que não é contra as mídias sociais. "Só acho fundamental que não deixemos que essas plataformas controlem a nossa vida", diz. Confira a seguir o filme What's on Your Mind?:


Veja

Comente