25 de jan de 2014

Papa Francisco "A Internet é uma coisa de Deus"


A internet e as redes sociais foram o tema da mensagem do Papa Francisco em celebração ao 48º Dia Mundial das Comunicações da Igreja Católica, celebrado em 24 de janeiro, por conta do dia de São Francisco de Sales, considerado o protetor dos jornalistas e escritores.
Na mensagem, divulgada nesta quinta-feira, 23 – um dia antes da comemoração oficial – o Papa Francisco destacou a importância de transpor para a web relações mais humanas, calmas e ternas, pois o ambiente digital “não é uma rede só de fios, mas de pessoas”.
Na mensagem, o pontífice exaltou o poder da internet na comunicação humana, chamando-a de “presente de Deus”. Por outro lado, ele destacou o poder que a web possui de afastar as pessoas e de criar desavenças. “A variedade de opiniões transmitidas pode ser vista como boa, mas também pode levar as pessoas a se entrincheirar através de suas fontes de informação, que vão apenas confirmar os seus desejos e ideias ou interesses políticos e econômicos”, criticou.
Ainda no tema, o Papa aproveitou para, novamente, mostrar seu posicionamento acerca do abismo social que separa ricos e pobres. Ele disse que é muito comum ver pessoas sem-teto dormindo nas ruas sob o brilho das vitrines das grandes lojas. Por fim, o pontífice pediu a todos que, no ambiente digital e fora dele, sejam mais tolerantes uns com os outros, tentando compreender e respeitar os diferentes pontos de vista.
Fonte: Meio e Mensagem

Comente