2 de out. de 2013

Curso de Medicina gera disputa na Região !

Celso Silva(PDT(Pres da Amunop), Guilherme Saliba(PSB)(Pres da Amunorpi)

Os prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunop) discutiram formas de atrair a instalação de um curso de Medicina para um dos municípios da entidade. A disputa pelo curso ficou mais acirrada depois que Santo Antônio da Platina, município que integra a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), buscou o apoio de parlamentares para levar o curso para a cidade. 

Os ânimos se exaltaram ainda mais depois que os deputados federais Alex Canziani (PTB) e Nelson Padovani (PSC) endossaram o pedido dos platinenses e acompanharam uma comitiva daquela cidade em visitas a Brasília e Curitiba. 

Segundo o presidente da Amunop e prefeito de Bandeirantes, Celso Silva, a entidade que representa foi a primeira a protocolar no Ministério da Educação em Brasília e na Secretaria de Ensino Superior do Paraná, o pedido para que o curso de Medicina fosse instalado na região. Silva e o presidente da Amunorpi, Guilherme Saliba, chegaram a conversar com o então secretário de Ensino Superior Alípio Santos Leal Neto sobre o assunto. Na oportunidade, o secretário avisou que o processo é complexo e um estudo técnico de viabilidade foi sugerido. 

No meio do caminho, uma comissão de vereadores de Santo Antônio da Platina aproveitou a posse do novo secretário do Paraná, João Carlos Gomes, para também protocolar o pedido, ao lado do prefeito Pedro Claro (DEM), e do presidente da Amunorpi. A mesma comitiva seguiu para Brasília, conversou com os responsáveis pelas universidades federais, senadores e deputados, na busca de apoio para a iniciativa. 

De posse de um relatório regional sobre a Saúde nas duas associações, Celso Silva garante que se for por critérios técnicos, a Amunop deveria ser escolhida para ter o curso de Medicina. "Todos os indicativos demonstram que, na nossa região, temos cidades que podem acolher o curso de Medicina. Sem desmerecer os municípios da Amunorpi, temos consciência de que o curso seria instalado com toda a tranquilidade em municípios como Cornélio Procópio, Bandeirantes e Assaí ou ainda outro que se habilitasse. 

Para o prefeito Fred Alves (PSC), Cornélio Procópio reúne todas as condições para a instalação do curso de Medicina. A cidade está construindo um hospital regional e possui a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFR), que podem absorver o curso de Medicina. "Se formos analisar pelo quesito técnico, Cornélio tem todas as condições de ser contemplado com o curso, embora respeite o interesse de outras cidades", conclui.


Marcos André de Brito
Especial para a FOLHA

Comente