7 de ago de 2013

Policia Militar do Paraná completa 159 anos!


A Polícia Militar do Paraná completa neste mês 159 anos com grandes avanços conquistados em pouco tempo. Desde 2011, a corporação recebeu 826 viaturas e passou por reestruturação, com a criação de 14 Unidades Paraná Seguro, melhora salarial – resultado da implantação de remuneração por subsídio -, e admissão de 3.127 novos policiais e bombeiros militares. 

A modernização da PM faz parte da reestruturação da segurança pública, colocada em prática com lançamento do programa Paraná Seguro. “Foram feitos investimentos vigorosos pelo Governo do Estado nos últimos dois anos”, disse o governador Beto Richa. “É uma das questões que mais aflige as pessoas e demos total prioridade no nosso governo ao reforço da segurança”. 

Richa destacou o importante papel da Polícia Militar, e disse que a modernização da estrutura oferece condições adequadas de trabalho aos profissionais de segurança pública. O governador ressalta que os investimentos do Estado, unidos com as ações planejadas, estão trazendo de volta a tranquilidade à população. “Estamos combatendo de maneira implacável a criminalidade”, disse. 

“A proteção do cidadão paranaense, como missão básica da Polícia Militar, vive momento de glória não só em função dos 159 anos da instituição, mas também pela integração entre os órgãos de segurança. Comemoramos também a implantação do programa Paraná Seguro que já adquiriu centenas de viaturas, contratou novos policiais militares e está com um novo edital em aberto, entre outros investimentos, que apontam para uma melhora exponencial da qualidade do serviço prestado ao cidadão”, declarou o comandante-geral da Polícia Militar, Roberson Luiz Bondaruk 

secretário estadual da Segurança Pública, Cid Vasques, lembra que um novo processo para contratação de 5.264 policiais e bombeiros militares está em andamento e que o trabalho realizado nos últimos anos já mostra resultados concretos. 

ÍNDICES – O número de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) caiu 27% no Paraná nos primeiros seis meses deste ano, na comparação com o mesmo período de 2010. “Os excelentes resultados alcançados pela Polícia Militar nos últimos anos demonstram que está sendo colocada em prática, todos os dias, no trabalho de rua, o conceito da polícia cidadã, próxima da população, e que reflete nas políticas de segurança pública implementadas”, afirmou Vasques. 

Foram instaladas, desde o ano passado, 10 Unidades Paraná Seguro em bairros de Curitiba, uma em Colombo e outra em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana, e mais duas, em Cascavel e Londrina. Essa nova modalidade de policiamento, que aproxima o policial da comunidade tem se mostrado eficiente. Levantamento da Polícia Militar registrou redução de 34% nas mortes violentas, de 20% nos roubos e de 22% nos furtos nas áreas que contam com UPS. 

Também foram criadas outras unidades operacionais da PM, dentro do Programa Paraná Seguro. Um exemplo é o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), com base em Marechal Cândido Rondon, na região Oeste do Estado. Em um ano de funcionamento, concluídos no mês passado, apreendeu quase 2 toneladas de drogas e barrou a entrada de cerca de 5 mil volumes de contrabando, avaliados em R$ 25 milhões. O efetivo atua em toda a região Oeste, em áreas fronteiriças à Argentina e o Paraguai. 

HISTÓRIA - A Polícia Militar do Paraná foi criada em 10 de agosto de 1854 como uma unidade de Caçadores, com a denominação de Companhia de Força Policial. A função primordial da PMPR é o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública no Estado do Paraná integrando o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil. 

Durante todo o mês, serão realizadas atividades em comemoração aos 159 anos da Polícia Militar, como cerimônias religiosas, homenagens, desfile e a tradicional corrida Coronel Sarmento. 
AEN

Comente