1 de mar. de 2013

PERTO DA GREVE PROFESSORES PROTESTAM NO PARANÁ


Professores da rede estadual de ensino público do Paraná realizaram nesta quinta-feira (28) manifestações em várias cidades do Paraná. Os docentes pedem que sejam aplicadas, dentre outras reivindicações, o piso salarial nacional do magistério também no Paraná. Os protestos aconteceram duas semanas antes do dia em que ficou definido o início da greve da categoria, para o dia 13 de março. 

As manifestações foram feitas na frente das sedes dos 29 Núcleos Regionais de Educação (NREs), além de atos em locais públicos com distribuição de panfletos para a população. As aulas, segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Paraná (APP Sindicato), Marlei Fernandes de Carvalho, ocorreram normalmente e não necessidade de paralisação. 

Os professores pedem, além da questão do salário nacional, que demandaria aumento de 7,2% no salário dos professores, 33,3% de hora-atividade (período dentro da jornada de trabalho do professor para atividades extraclasse) e a reestruturação de carreira dos funcionários das escolas, entre outras reivindicações. 

Segundo a presidente da APP Sindicato, nos próximos dias os representantes da categoria devem se reunir com a Secretaria de Estado de Educação do Paraná (Seed-PR) para analisar possíveis propostas. "Vamos levar a proposta do governo para análise da categoria na assembleia do dia 9 de março. A princípio a greve está prevista para o dia 13, mas tudo pode mudar no dia da assembleia", explica Marlei. 

A respeito da possibilidade de um acordo, a presidente da APP disse que, por enquanto, a categoria apenas cumpre o calendário de greve e que está amntido o indicativo de greve para o dia 13 de março. Por meio da assessoria de imprensa, a Seed informou que as negociações com a categoria dos docentes e funcionários prosseguem. Porém, a Secretaria disse que ainda não foi procurada para reuniões futuras, mas está aberta a novas negociações assim que for chamada.bonde.com

Comente