Uma pesquisa encomendada pela Associação Comercial do Paraná (ACP) mostrou que no estado os homens estão mais inadimplentes do que as mulheres. De acordo com o levantamento, 56,32% dos homens que participaram do estudo possuem dívidas contra 43, 68% das mulheres.
O perfil dos endividados mudou. Não são mais os jovens entre 21 e 30 anos que lideram a lista e sim as pessoas entre 31 e 40 anos, seguidas pelos mais velhos de 41 a 50 anos. Entre as principais causas da inadimplência estão o desemprego, 30,29%, nome emprestado, 28,66%, e a falta de controle nos gastos, 21,9%.
A supervisora da ACP Simone Scuissatto destacou que normalmente as pessoas de mais idade ingressam no cadastro justamente por emprestar o nome.
O autônomo Antônio Marcos fez parte do grupo de devedores por não conseguiu arcar com as prestações do carnê de um carro, mas agora se sente aliviado já que o nome dele saiu do cadastro de maus pagadores. “Cortamos os gastos, cortamos praticamente tudo, refinanciamos o carro e estamos pagando, estamos conseguindo”, contou o autônomo.
O tipo de dívida mais comum é aquela contraída via carnê, 33,04%. Em segundo lugar estão as contas com cheques, 29,91%, e, em terceiro, as de cartões de loja, 13,89%
Ainda segundo a pesquisa, mesmo devendo, uma parte significativa dos entrevistados afirmou eu pretende comprar a prazo nos próximos meses. A decisão não é a mais adequada para quem tem o intuito de quitar dívidas, alertou o economista Samir Bazzi. “Cuidado muito grande com limite de cheque, com limite de cartão de crédito, tentar evitar o máximo contas parceladas e tentar cortar os supérfluos”, orientou o economista.
fonte: G1 Paraná
Nenhum comentário:
Postar um comentário