29 de set. de 2015

Inicia a perfuração do poço artesiano no banco da terra (Antiga Fazenda Congonhinhas)



Um sonho se tornando realidade: finalmente o banco da terra (antiga Fazenda Congonhinhas) terá dois poços artesianos do tipo profundo para distribuir água aos moradores do local.

O primeiro poço começou a ser perfurado na sexta-feira. O trabalho segue firme para que a área com água seja encontrada o mais rápido possível; para se ter uma ideia, os trabalhos continuam até mesmo em dias não-úteis (sábado e domingo).

Já foram perfurados 84 metros. A expectativa é de que na marca dos 100 a água seja encontrada.

Após o término do primeiro poço, imediatamente os caminhões partirão rumo ao próximo lote para dar início a construção do segundo. Todas as famílias residentes no banco da terra terão, finalmente, água saindo de suas torneiras.

Essa parceria entre a Prefeitura Municipal de Congonhinhas e o Governo do Estado vem solucionar de uma vez por todas o problema de abastecimento de água no local.

Tudo isso só está sendo possível graças a competência do prefeito José Olegário, que assim que soube da necessidade dos moradores em ter um poço artesiano no local supracitado, foi imediatamente buscar recursos junto ao governo do estado para tornar este sonho realidade.

COMO FUNCIONA: 
É inserido na sonda perfuratriz um tubo de ferro que possui uma espécie de "martelo" dentro. Cada tubo possui 6 metros (pode ser necessária a inserção de vários tubos, visto que grande parte dos poços possui profundidade superior a 100 metros).
O martelo vai batendo contra a superfície, assim formando e perfurando cada vez mais o buraco.
Quando a água é encontrada, o martelo "para de bater", e os equipamentos avisam que o objetivo foi alcançado. Em alguns casos, a água pode imediatamente jorrar pra cima.

Depois, basta instalar as máquinas e as tubulações que serão responsáveis por distribuir a água para os moradores do local.

Fonte: Congotícias 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente