![]() |
| Informe Policial |
Os dados são do 8º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta semana pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O trabalho faz um comparativo dos números da segurança pública no País entre 2012 e 2013.
No Paraná a taxa de homicídios dolosos (aqueles com intenção de matar) caiu 21,3% no período avaliado, o segundo melhor resultado do Brasil. Foram 2.572 ocorrências no ano passado, contra 3.135 em 2012.
O secretário da Segurança Pública, Leon Grupenmacher, afirma que a queda de homicídios no Estado tem sido contínua, o que demonstra o trabalho efetivo das polícias. “A redução nos índices criminais é reflexo dos investimentos em equipamentos e inteligência, além do comprometimento das polícias com a população”, afirmou.
Em 2013, o Brasil registrou 50.806 homicídios. Reduziu a taxa de homicídios de 25,9 para 25,2 por cada 100 mil habitantes. Das 27 unidades da federação, 14 conseguiram reduzir a taxa de homicídios. Proporcionalmente, Alagoas segue como o Estado mais violento do país.
ESTATÍSTICA SESP – Neste ano, o número de homicídios caiu 3,35% no Paraná de acordo com o Relatório Estatístico Criminal da Secretaria da Segurança Pública. Os dados são dos primeiros nove meses de 2014, comparado com o mesmo período do ano anterior. Foram 1.848 registros neste ano, com 1.912 no ano anterior.
As maiores quedas foram verificadas nas regiões de Cornélio Procópio (-52,63%), Jacarezinho (-41,67%) e mais dez regiões no Paraná.
O número de homicídios dolosos é o principal indicador criminal utilizado mundialmente para avaliar os resultados na área de segurança pública. Os dados servem para orientar e planejar as ações das polícias.

Nenhum comentário:
Postar um comentário