22 de mar. de 2014

Secretaria municipal de saúde de São Jerônimo recebe equipamentos do TeleSaúde





A Secretaria Municipal de São Jerônimo da Serra, recebeu os equipamentos para implantação do Tele Saúde no município, esses computadores serão instalados nos Postos de Saúde São Jerônimo, Terra Nova, São João do Pinhal e Caratuva.

Telessaúde é a promoção de saúde, relacionada a serviços de informação, através de tecnologias de telecomunicações. Podendo ser simples, como dois profissionais de saúde discutindo um caso por telefone, ou mais sofisticada com uso de redes de vídeo e web-conferências e até o uso da robótica.
O atendimento em saúde depende da troca de informações sobre o paciente, daí vem a possibilidade de uso de ferramentas para ampliar os horizontes dessa rotina, alterando paradigmas.
No Brasil, o Programa Nacional de Telessaúde é realizado desde 2007 em parceria do ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia, inclui o uso de um programa que permite a troca de informações via internet entre médicos do SUS, médicos especialistas e pacientes. Segundo relatório divulgado em março de 2010 pelo Ministério da Saúde, 50% dos deslocamentos de pacientes em tratamento de 9 Estados brasileiros foram reduzidos com a implementação do serviço. A redução de encaminhamentos desnecessários desses pacientes já gerou uma economia para o SUS de R$ 35 milhões.
O Programa de Telessaúde envolve diversos núcleos pelo Brasil e oferecem diversas formas de tele assistência em saúde. O profissional de saúde que utiliza o programa tem acesso a vídeos e materiais dentro do site sobre doenças mais prevalentes, pode participar de videoconferências e teleconsultas on-line ou off-line, além de telediagnóstico de eletrocardiogramas (ECG).

FONTE - http://saudesaojeronimodaserra.blogspot.com.br/

Comente