1 de out. de 2013

Quanto mais mensagens de celular trocadas, pior é qualidade do sono, diz pesquisa


Pesquisa relaciona mensagens de celular e qualidade do sono
Uma pesquisa feita pela universidade Washigton Lee, nos EUA, avaliou os hábitos das pessoas viciadas em mensagem de celular.
O estudo concluiu que quanto maior o número de mensagens trocadas diariamente, pior é a qualidade do sono.
A Dra. Karla Murdock, coordenadora do estudo, se baseou no índice de qualidade do sono de Pittsburgh para avaliar o comportamento dos usuários.
O índice avalia aspectos como tempo de duração do sono, tempo que se demora para adormecer, tempo realmente gasto dormindo quando está na cama, pesadelos e distúrbios noturnos e sonolência durante o dia.
A pesquisadora conseguiu fazer uma relação direta entre o uso do celular e a qualidade ruim do sono entre adolescentes e adultos jovens.
O estudo descobriu também que a mania de mensagens pode ser problemática para as amizades em situações de stress.
Segundo a dra Murdock, a linguagem abreviada não tem a capacidade de discutir questões sensíveis. E a conversa por mensagem deixa de lado as expressões corporais e faciais que seriam essenciais numa conversa ao vivo.
"Em momentos de stress na relação, a mensagem pode ter um alto risco de gerar desentendimentos ou conversar improdutivas", explicou a pesquisadora.
"Quando uma conversa envolve conflito de ideias, as condições necessárias para uma comunicação produtiva podem ser difíceis de alcançar através de mensagens".
F5

Comente