3 de out. de 2013

Paraná tem sete cidades entre as 100 melhores em saneamento


O Paraná tem sete cidades entre as 100 melhores em saneamento básico do Brasil, segundo mostra um relatório anual divulgado pelo Instituto Trata Brasil. Os dados divulgados nesta quarta-feira (2) referem-se ao ano de 2011. No relatório, a cidade de Maringá é a melhor do estado entre as sete que aparecem na lista. Curitiba sobe no ranking e Londrina cai.
Apesar de ter o melhor índice, Maringá caiu em relação ao relatório de 2012. A cidade foi da segunda para a terceira colocação e foi ultrapassada pelo município de Jundiaí (SP). De acordo com o Trata Brasil, Maringá tem 100% de atendimento de água para a população e 91,3% de atendimento da rede de tratamento de esgoto.
Londrina, que em 2012 estava na 10ª colocação, caiu uma posição e foi ultrapassada por Curitiba (que subiu de 12° para 10°, também por causa da queda de Brasília). A cidade do Norte do Paraná, assim como Maringá, também possui atendimento de 100% de fornecimento de água, mas a rede de esgoto atinge 90,26% do município.
No caso de Curitiba, a cidade foi considerada pelo Trata Brasil a melhor entre as 27 capitais no ranking nacional. Além de ter toda a população com acesso à água tratada, a capital paranaense possui 95,51% de tratamento de esgoto, segundo o relatório.
As outras cidades paranaenses entre as 100 melhores do Brasil são: Ponta Grossa (18°), Foz do Iguaçu (31°), Cascavel (45°) e São José dos Pinhais (54°). Destas, Ponta Grossa caiu três posições em relação a 2012, Foz subiu três posições, Cascavel caiu duas e São José melhorou três posições. (Redação Bonde)

Comente