10 de set. de 2013

Paraná tem três das 25 melhores universidades do país


Três universidades paranaenses estão entre as 25 melhores do país, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), publicado nesta segunda-feira pelo jornal Folha de São Paulo, que classifica as 192 instituições reconhecidas como universidades pelo Ministério da Educação (MEC).

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) aparece na 9º posição, seguida pela Estadual de Maringá (UEM), na 22ª colocação, e Estadual de Londrina (UEL), em 23º lugar.

Em primeiro no ranking está a Universidade de São Paulo (USP). Em segundo a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em terceiro a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Considerando os estados brasileiros, São Paulo aparece à frente, com cinco instituições, seguido por Rio de Janeiro (quatro), Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul (três cada) e Santa Catarina (uma). O Nordeste tem quatro (Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco) e o Centro-Oeste, duas (Goiás e Distrito Federal).

As regiões Sul-Sudeste concentram 19 das 25 melhores universidades do país. 
Em sua segunda edição, o RUF contemplou a produção científica (aferida com base em indicadores de pesquisa, inserção internacional e inovação) e a graduação, baseada na avaliação da qualidade de ensino e na ressonância da instituição no mercado de trabalho.

A avaliação também traz o ranking de cursos. São avaliados os 30 cursos com maior número de matriculados, com base em três indicadores de qualidade do ensino: número de professores com doutorado, nota do curso no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e opinião dos avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).
Gazeta do Povo 

Comente