17 de set. de 2013

Alimentação saudável ajuda no controle da hipertensão


Clique para Ampliar
O consumo excessivo de sal (sódio) é um dos principais causadores da hipertensão (outro fator é o sedentarismo). É importante lembrar que não é só o sal que tem sódio, portanto devemos pensar que além do sódio que vem do sal, você está ingerindo outros alimentos que contém sódio. 

Através da alimentação adequada é possível fazer com que seu paladar se acostume novamente com o sabor dos alimentos, incluindo outros temperos que, além de temperar o alimento, oferecem vários benefícios à saúde, por serem ricos em fitoquímicos. É o caso do açafrão, gengibre, cebola, alho, alecrim, hortelã, orégano, louro e pimentas, por exemplo. 

Além disso, é importante aumentar as fontes de potássio na dieta, para equilibrar o sódio, aumentar a ingestão de líquidos, e também de fontes de magnésio, arginina, ômega 3. Controlar a ingestão de bebidas alcoólicas é outra atitude indispensável. 

Reprodução


Juntamente com a redução do sal, existem alguns alimentos que podem auxiliar na prevenção e no controle da hipertensão, como linhaça, sementes de chia, peixes de água fria (sardinha, que é fonte de ômega 3) , que ajudam a reduzir a pressão arterial. veja como outros alimentos podem agir no controle da pressão arterial: 

Oleaginosas (castanha-do-Para, pistache, nozes) – Possuem arginina, que aumenta a produção de óxido nítrico, uma substância que atua na dilatação dos vasos sanguíneos. 

Frutas Vermelhas - Possuem flavonoides, que relaxam os vasos sanguíneos, baixando a pressão. 

Alho e cebola - Têm compostos sulfurosos, substâncias que auxiliam na dilatação dos vasos sanguíneos e ajudam a reduzir tanto a pressão diastólica quanto a sistólica, conforme algumas evidências clínicas. 

Amaranto, quinoa, soja e outras sementes – São ricas em magnésio, que ajuda na redução da pressão arterial. 

Banana e amaranto – Possuem boas quantidades de potássio. Muitas pesquisas indicam que uma alimentação rica em potássio pode melhorar a pressão arterial. Acredita-se que a ingestão de doses elevadas dessa substância seja tão importante quanto a ingestão moderada de sódio nos casos de hipertensão. 

Principais dúvidas 

Qual o papel do sal no desenvolvimento da hipertensão? Por que ele é sinônimo de pressão alta e qual a interferência do sal no organismo? 

O sal puxa água (daí a retenção de líquidos), e com isso o sangue fica mais "viscoso" e com maior dificuldade de passar pelos vasos sanguíneos. Esse aumento crônico da pressão dentro dos vasos, leva à hipertensão arterial. 

Existe alguma medida de sal recomendada? Qual o limite de sal que deve ser ingerido diariamente? 

Sim. A quantidade de sal máxima recomendada pela Organização Mundial da Saúde é de por dia é de 4 a 6 gramas, e a quantidade de sódio de 2,4 mg no máximo, que é o que está presente em 6g de sal. O importante é lembrar que os alimentos naturalmente já contêm sódio. 

Para bebês o ideal é que não fosse adicionado sal nos alimentos até os 2 anos, pois a sua necessidade de sódio, já é suprida pela alimentação. 

O que o hipertenso deve evitar consumir? Quais são os principais vilões? 

Alimentos industrializados, como macarrão instâneo, caldos de carne, legumes, azeitonas, salsicha, linguiça, bolachas recheadas, salgadinhos, entre outros. O sal é utilizado para conservação dos alimentos, portanto os alimentos industrializados vão sempre ter maior quantidade de sal. 

A maioria dos alimentos industrializados como sucos, embutidos e até produtos light possuem muito sal, como as pessoas devem substituir esses alimentos no dia a dia? 

O ideal seria evitar esse tipo de produto, e dar preferência para alimentos frescos, naturais ou artesanais, pois esses não apresentam excesso de sal. A substituição geralmente é difícil, pois o paladar se acostuma com o sal desde a infância, e a pessoa deixa de sentir o sabor dos alimentos e também de perceber o quanto tal alimento é salgado, por isso a sua diminuição é difícil.
Bonde

Comente