19 de out. de 2012

PREVISÃO DE CHUVA PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM CONGONHINHAS E TODO O PARANÁ


Os modelos de previsão numérica voltam a indicar um cenário de alto risco para o Sul do Brasil nos próximos dias. O certo é que em várias cidades, a chuva acumula
da até então ocorreu de forma abrangente, o que já contribuiu para o armazenamento hídrico. Outras, como no nordeste de Santa Catarina e boa parte do Paraná ainda carecem de mais umidade, onde a precipitação verificada até o momento foi insuficiente e várias áreas até estão com anomalias negativas de precipitação para o período.

O tocante na previsão numérica feita pelos modelos MBAR do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o norte-americano GFS é que pode chover bastante nos próximos 5-7 dias em uma grande parte do Sul brasileiro.
 
Congonhinhas, norte do Paraná, tende a chover 84 mm até quarta - feira (24/10), a cidade não registra chuva forte desde o último dia 29/09.

Para o estado do Paraná, a maior perspectiva de chuva volumosa fica para municípios da metade sul apontado pelo MBAR, como Francisco Beltrão, Pato Branco e Palmas, com valores acima de 100 mm e pontuais de 150 mm.
Já na análise do modelo GFS, além de chuva acima de 100 mm na metade sul, para cidades do centro e do norte pioneiro, que ainda não registraram chuva acumulativa, o prognóstico é de acumulado entre 100 e 150 mm nos próximos sete dias. 

Ainda segundo o GFS, a chuva volumosa alcança também o sudeste e sul de Mato Grosso do Sul e o oeste, centro e sul de São Paulo, com valores entre 80 e 100 mm.

Diante de um cenário onde se projeta muita chuva em um curto espaço de tempo, e mesmo a região estando com déficit hídrico, a população e as autoridades devem acompanhar os boletins de alerta dos órgãos oficiais de meteorologia, como Inmet e Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) para evitar transtornos com o excesso de chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente