9 de jul. de 2012

MAIS 6 CASOS DE GRIPE A SÃO CONFIRMADOS NA REGIÃO

Clique para Ampliar
Com 81 casos confirmados e 14 mortes causadas pela doença este ano no Estado, a gripe H1N1tem avançado no Norte Pioneiro com seis casos confirmados até esta semana: dois em Santo Antonio da Platina e quatro em Jacarezinho. Em uma semana, o cenário da doença aumentou mais de 100% em todo estado, quando no dia 28 de junho havia 180 casos suspeitos e no último boletim divulgado no início desta semana pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) este número saltou para 381.

Há uma semana, apenas um caso confirmado da doença havia sido registrado em Jacarezinho. De acordo com a divisão de epidemiologia da 19° Regional de Saúde, nesta semana 14 casos suspeitos tiverem materiais coletados para serem enviados para exame no Laboratório Central do Estado (Lacen). Por enquanto, os episódios da doença têm se restringido ao acompanhamento nos consultórios médicos, onde o profissional faz a avaliação e, atendendo a um protocolo, faz a indicação da medicação, mesmo sem a confirmação dos exames laboratoriais. Segundo a chefe de epidemiologia da 19° Regional de Saúde, Andreia Ferdin, apenas em casos mais graves o paciente é encaminhado para os exames que confirmem a doença. “A classificação dos casos graves é feita quando há sintomas como a dispneia (falta de ar). São pacientes de risco que precisam de um tratamento mais intenso”, explica.

Os exames feitos fora da rede pública de saúde, os chamados testes rápidos feitos nas clínicas particulares não são contabilizados pela regional de saúde. De acordo com Andreia, os casos suspeitos considerados sem gravidade são comunicados apenas após a ficha de dispensação do médico (que indica o Tamiflu mesmo sem exame) ser enviada. Após esse procedimento, é que o caso é contabilizado.

Em 2009, quando a doença surgiu e se transformou numa pandemia, foram registradas 289 mortes no Estado e 79 mil casos confirmados. Naquele ano, só em Jacarezinho, foram 13 mortes. Este ano, a morte de um homem por gripe A foi registrada em Siqueira Campos, porém, ele não estava no município quando adoeceu e morreu.

Tamiflu

Conforme recomendação da Sesa, todas as pessoas que apresentarem febre, associada à tosse ou dor de garganta, devem ser encaminhadas imediatamente para uma unidade básica de Saúde e, se houver suspeita da doença, devem ser medicadas com o Oseltamivir, também conhecido como Tamiflu. O medicamento age contra os tipos de vírus Influenza mais circulantes no país e evita o agravamento do quadro clínico do paciente.

Segundo a chefe de epidemiologia da 19° Regional de Saúde, há estoques suficientes do medicamento para atender a população. “O Tamiflu está sendo permanentemente reposto e pronto para ser enviados assim que solicitado pelos municípios”, afirmou Andreia Ferdin.
INFORME POLICIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente