Confirmado no final da manhã de quinta-feira (14), a morte de um jovem de 20 anos pelo vírus H1N1(Gripe A). A secretária de Saúde Alessandra Mariucci convocou uma coletiva e orientou a população procopense quanto à precaução neste momento crítico.
A vítima que não teve seu nome revelado foi enterrada em Cornélio Procópio. O jovem faleceu na madrugada de quarta-feira (13), na Santa Casa local. O rapaz era aluno da APAE, instituição que atende alunos com deficiência intelectual, múltipla ou síndromes associadas.
Após a divulgação do caso, durante o Programa RC Repórter na manhã de quinta feira, outra pessoa relatou que sua irmã, está internada no hospital municipal desde segunda-feira e em data de ontem acabou sendo transferida em estado grave para o isolamento da Santa Casa com a suspeita de Gripe A. Outro detalhe é que a segunda possível vítima de 27 anos também é aluna da APAE.
As aulas na APAE foram canceladas pela Secretaria de Saúde.
Confirmação no Paraná
A Secretaria da Saúde confirmou no último dia seis de junho a ocorrência de 36 casos e uma morte, em março deste ano, por gripe A (H1N1) no Paraná em 2012 e alerta para a ocorrência da doença no Estado. Outros casos ainda estão sendo analisados, segundo a secretaria.
De acordo com a secretaria, ao menor sinal de qualquer sintoma, o paciente deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa. O medicamento pode ser retirado gratuitamente na unidade de saúde mediante receita médica. Para a liberação, o médico deve preencher a receita em duas vias e o formulário esta disponível no site da Secretaria da Saúde.
A primeira vez que o vírus influenza A (H1N1) foi identificado no Paraná aconteceu em 2009. No mesmo ano a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou o início da pandemia, encerrada em agosto de 2010. Em 2009 foram registrados 79.958 casos, com 338 mortes. No ano seguinte foram 1.607 casos, com 19 mortes. Em 2011 foram confirmados dois casos de gripe A (H1N1) e nenhuma morte.
O que é gripe A (H1N1)?
É uma doença aguda respiratória altamente contagiosa entre seres humanos, que leva a um quadro de infecção respiratória. Embora ainda não esteja comprovado, acredita-se que o vírus tenha vindo de uma série de mutações originadas em porcos.
ANUNCIFÁCIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário