23 de jul. de 2013
Paraná deve ter frio histórico ! Congonhinhas -1 grau amanha !
Preparem os casacos, gorros e luvas. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar o Paraná deve registrar um frio recorde nesta semana. A previsão é de que as temperaturas fiquem perto dos 0.º C em quase todos os municípios do Estado, na maior onda de frio já prevista em uma década.
Após as fortes chuvas de sábado e ontem, uma intensa massa de ar polar já se desloca pelo Paraná a partir desta segunda-feira.
A possibilidade de ocorrência de neve é remota mas existe, aponta o órgão, principalmente nas cidades de Palmas, Bituruna, União da Vitória e General Carneiro, na região Sul. Conforme o meteorologista do Simepar, Paulo Barbieri, não basta apenas estar frio para que a neve possa acontecer. Ele explica que além de chuvas de fraca intensidade é necessário que a atmosfera esteja fria. E mais do que a temperatura da superfície, é preciso que esteja frio na altura da nuvem onde a neve se forma.
As temperaturas de hoje já devem ser recordes. Segundo os meteorologistas, a previsão é de -1.º C em Palmas, Bituruna e União da Vitória. Em General Carneiro, a mínima deve ficar em 0.º C. A expectativa do Simepar é de que hoje já seja registrada neve pelo menos nas serras catarinense e gaúcha.
No restante do Estado, o frio será mais intenso a partir de terça-feira, com mínimas de -2.º C em Guarapuava e Francisco Beltrão; e de -1.º C em Pato Branco. Já na quarta-feira (24), a massa de ar polar deve cobrir todo o Estado fazendo com que as temperaturas fiquem em torno de 1.º C e as máximas em 15.º C em Londrina e Maringá. Em Curitiba, Foz do Iguaçu e Cascavel, a mínima deve atingir 0.º C.
Em Congonhinhas, na quarta-feira, a previsão aponta temperatura de -1 grau!
Folha de Londrina com National Noticias