O PMDB, maior partido do Paraná e do Brasil, completa hoje 47 anos (24 de março). A fundação do PMDB ocorreu menos de dois anos após o golpe militar de 31 de março de 1964.
Os militantes do partido, transformado em PMDB em 1980, resistiram a todas as perseguições nos 21 anos da ditadura militar (1964-1985).
Mas foi na década de 1970 que ocorreu o grande salto do MDB - primeiro com a anticandidatura de Ulysses Guimarães, percorrendo o Brasil inteiro numa época em que os direitos democráticos havia sido cassados.
No final de 1974, a população descontente com o regime militar votou em massa nos candidatos do partido em todo o país. No Paraná, o MDB elegeu naquele ano o senador Leite Chaves, 15 dos 16 candidatos a deputado federal e 25 dos 65 candidatos a deputado estadual.
Em 1976, Londrina, a segunda maior cidade do estado, elegeu o emedebista José Richa como prefeito, que se elegeu pelo partido governador em 1982, na primeira eleição direta depois do golpe de 1964.
Diretas Já
Em novembro de 1983, aconteceu em Curitiba o primeiro grande comício a favor de eleições diretas para presidente, organizado por membros do PMDB.
Dois anos após, o então deputado estadual do PMDB Roberto Requião foi eleito prefeito de Curitiba, na primeira eleição em capitais após 20 anos de prefeitos nomeados.
Com a vitória de Requião, os setores populares começaram a ter acesso às decisões na prefeitura de Curitiba. A partir dessa eleição surgiu a mística da militância do PMDB, que foi para as ruas defender a eleição do hoje senador.
Um ano depois, empurrado pelo sucesso inicial do Plano Cruzado, o PMDB venceu fácil às eleições de 1986. Elegeu 22 dos 23 governadores. Com 260 deputados federais e 44 senadores, o PMDB tornou-se hegemônico no Congresso Nacional e comandar, com Ulysses Guimarães, a Assembleia Nacional Constituinte.
Constituição Cidadã
A Constituição Federal foi votada pelo Congresso Nacional em 1988, assegurando a democracia e diversas garantias, com o objetivo de dar maior efetividade aos direitos fundamentais os cidadãos.
Após a eleição do então peemedebista Alvaro Dias para governador, nas eleições de 1986, o partido voltou ao Governo do Estado em 1991, com a vitória do senador Roberto Requião, no pleito de 1990.
Requião venceria mais duas vezes as eleições para governador – em 2002 e 2006. Em oito anos de governo (2003 a 2010), o PMDB deixou como legado ao Paraná o primeiro lugar na geração de emprego e renda, no crescimento industrial e na vanguarda da produção agrícola e pecuária. Também obteve os melhores índices na educação, no meio ambiente e no desenvolvimento humano. João Arruda
Curta nossa página no Facebook! http://facebook.com/NationalNoticias
+Noticias http://nationalnoticias.com.br