19 de mar. de 2014

Secretaria da Saúde do PR determina suspensão da venda do leite Líder

Gazeta do Povo

Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) determinou nesta terça-feira (18) a suspensão da venda de dois lotes de leite UHT da marca Líder, pertencente ao grupo LBR Lácteos, suspeitos de conter formol em sua composição, que é prejudicial à saúde. A suposta adulteração foi apontada em uma investigação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) e que foi deflagrada na última sexta-feira (14).
De acordo com o MP-RS, responsável pela operação Leite Compensado, cerca de 200 mil litros do produto, de um total de 300 mil, foram adulterados e encaminhados para uma distribuidora na cidade de Lobato, no Norte do estado, para a embalagem e distribuição aos consumidores. Já os outros 100 mil litros foram destinados à Guaratinguetá, no interior paulista, e vendidos com a marca Parmalat, segundo informou o Ministério Público.
A investigação apurou que o leite era “batizado” e resfriado pela empresa O Rei do Sul, em Condor, no interior do Rio Grande do Sul, de onde os caminhões com os carregamentos partiam para o envasamento nas cidades do Paraná e de São Paulo.
Por meio de nota divulgada pela Agência Estadual de Notícias, órgão oficial do governo do Paraná, a suspensão ocorreu depois de o Ministério da Agricultura informar à secretaria os números dos lotes supostamente adulterados, pertencentes ao Lob 04 D 06:00, de 13 de fevereiro, e o Lob 18 C 04:01, do dia 14 do mesmo mês.
Ainda segundo a pasta, os comerciantes devem recolher das prateleiras as caixas que pertençam aos lotes indicados. A secretaria recomenda ainda que as pessoas evitem o consumo dos produtos.
A coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, recomenda que caso tenha adquirido um produto do lote contaminado, ele deve entrar em contato com a empresa e solicitar a devolução do dinheiro. Se a pessoa tenha passado mal pela ingestão do leite, Claudia afirma que os consumidores devem procurar o órgão para saber quais são as providências a serem tomadas contra o fornecedor.
Leite Compensado
A operação batizada de Leite Compensado teve início em maio do ano passado e flagrou, desde então, quatro esquemas de adulteração no Rio Grande do Sul. Os produtos seriam distribuídos para vários estados. Na composição para aumentar o volume foram encontradas substâncias como água, formol e ureia.

Comente